top of page

Quanto custa um divórcio? - 2022

  • Foto do escritor: Junia Cavalcante Silva Santos
    Junia Cavalcante Silva Santos
  • 21 de out. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 15 de set. de 2022


Pedir o divórcio não é uma decisão fácil. Essa decisão, muitas vezes, é a última opção, depois de inúmeras tentativas de fazer dar certo. Além de enfrentar o término de um relacionamento, ainda existem preocupações financeiras.


Uma das perguntas que mais ouço é sobre o valor do divórcio. Na maioria das vezes, a mulher é a parte mais vulnerável do casal, e abriu mão da sua carreira e sonhos para se dedicar a construir uma família, quando vê tudo ruir.


Daí, como enfrentar um novo período sozinha e sem dinheiro?



A palavra chave é: planejamento


Se você, mulher, está pensando em se divorciar, a primeira coisa que tem que fazer é se planejar. Dias instáveis virão, principalmente se você não é independente financeiramente do seu marido.


Portanto, comece reunindo todos os documentos de todos os bens que vocês possuem. Casa, carros, joias, investimentos, contas bancárias, FGTS...tudo vai influenciar no valor e na partilha ao final do divórcio.


Feito isso, comece a guardar dinheiro para as despesas do divórcio. Elas não são poucas!




Mas quanto custa, afinal?


Antes de responder a pergunta de ouro, precisamos saber qual tipo de divórcio vai ser realizado e qual o regime de bens do casamento. Aqui no blog tem um post completíssimo sobre eles, clica aqui pra ler e depois volte aqui!


No caso de um divórcio extrajudicial, que é aquele realizado em cartório, sem um juiz, é mais barato, uma vez que não existirão custas do processo judicial. Lembre-se que o divórcio direto no cartório só pode ser realizado se preencher alguns requisitos!


Custos do Divórcio Extrajudicial:


  • Honorários da advogada - lembre-se que, para todo divórcio, será necessário uma advogada;

  • Custas do cartório - valores cobrados pelo cartório para realizar a escritura;

  • Custas com cópias de documentos, averbações e reconhecimento de firmas - exigidas pelo cartório;

  • Impostos na partilha de bens - Serão devidos impostos, que vão variar de acordo com o regime de bens do casal e dos imóveis a serem partilhados;

  • Registro no Cartório de Imóveis - após o divórcio, além do registro no Cartório de Notas, será necessária a averbação no registro de cada um dos imóveis do casal, para que conste a parcela a que cada um tenha direito.


Caso o casal não se entenda, haja desavenças em relação à partilha de bens ou pensão, será necessário um divórcio judicial, ou seja, deverá ser levado à Justiça.


Nesse caso, os custos serão os mesmos do divórcio extrajudicial, mas com o acréscimo das custas judiciais, que são os valores cobrados pelo Judiciário para movimentar o processo.



Eu não tenho dinheiro, como posso me divorciar?


Se você não tem condições financeiras para arcar com todas essas despesas, e quer se separar, você pode procurar a Defensoria Pública da sua cidade e solicitar uma assistência judiciária gratuita!


É só levar os documentos necessários, no dia e horário que eles agendarem, e um (a) defensor (a) irá entrar com um processo.




Conclusão


Podemos ver que se divorciar pode ser bem caro, principalmente se não há um planejamento antes.


Você pode estar me perguntando agora porque eu não falei em valores. Acontece que todos os valores dependem muito do Estado onde a pessoa mora!


Custos de cartório, custos judiciais, impostos, tudo isso varia de estado para estado, e seria irresponsabilidade dizer um valor fixo quando ele não existe!


Além disso, em relação aos honorários da advogada, também varia. A OAB possui uma Tabela de Honorários, com valores mínimos para cada processo. Alguns advogados a seguem, outros não. Depende muito da experiência, dos anos de carreira e da complexidade do caso.


Portanto, só tem um jeito de saber quanto uma advogada cobra em um processo de divórcio: agendando uma consulta!


Por fim, como eu sempre digo, cada caso é um caso, e deve ser analisado com cuidado por uma advogada especializada!


Espero que este conteúdo tenha te ajudado! Caso ainda haja alguma dúvida, entre em contato comigo através do botão abaixo!


Fique de olho por aqui, toda semana tem conteúdo novo no blog!


Conhecimento liberta!


Vamos juntas?

Junia.






Comments


© 2024 Junia Cavalcante Advocacia para Mulheres

bottom of page